O lado humano da empresa

O lado humano da empresa

O lado humano da empresa

Escrito na década de 60 o livro de Douglas McGregor, do MIT, não poderia ser mais atual: trata dos desafios da gestão ao lidar com uma sociedade que passa de uma cultura industrial, baseada no comando e controle, para uma situação onde dependemos cada vez mais do comprometimento, entusiasmo e dedicação dos profissionais nas empresas.

Abaixo algumas das idéias mais importantes que o autor aborda :

  • Qualquer decisão administrativa tem conseqüências comportamentais. O sucesso de uma administração depende – não exclusivamente – da capacidade de prever e controlar o comportamento humano
  • É impossível chegar a uma decisão administrativa ou agir administrativamente sem ser influenciado por suposições, quer sejam adequadas ou não. A prática comum de agir sem exame explícito das pressuposições teóricas leva, às vezes, a incoerências flagrantes no comportamento administrativo.
  • O comportamento humano é previsível, mas, como nas ciências físicas, a previsão exata depende da correção das pressuposições teóricas que a fundamentam
  • Direção e controle têm um valor limitado para motivar pessoas cujas necessidades importantes são sociais e egoísticas. As pessoas, quando privadas de oportunidades para satisfazer, no trabalho, as necessidades que lhes são mais importantes, comportam-se com indolência, passividade, má vontade em aceitar responsabilidade, resistência à mudança, tendência a aderir aos demagogos, exigências exageradas de benefícios econômicos.
Anúncios

Um comentário sobre “O lado humano da empresa

  1. Pingback: Os números de 2010 « Luigui Moterani : reflexões sobre o fantástico mundo dos negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s