Descentralização

Emílio Odebrecht fala sobre descentralização da gestão na Folha de 28/03

Por que tantas empresas não descentralizam? Certamente porque este é um processo que exige confiança. Se eu desconfio, não delego; se não delego, centralizo, ou pior, fico no meio-termo. Quando centralizo, o tamanho da empresa é o tamanho das minhas possibilidades, não é o tamanho das possibilidades de todos.
Mas um processo de descentralização, para funcionar, não se pode limitar aos serviços. Deve abranger a gestão como um todo, com responsabilidade e autoridade correspondentes, de modo a assegurar a quem recebe a delegação a possibilidade de ocupar os espaços e decidir integralmente, na hora certa.
Responsabilidade sem autoridade é limitação, não é delegação. E autoridade sem responsabilidade é baderna. Já o direito de aprender com os próprios erros deve ser parte desse processo. A dimensão e as consequências do erro serão mitigadas pela prática do que chamo de pedagogia da presença. Quem delega o poder e a responsabilidade tem o dever de oferecer a quem delegou: tempo, presença, experiência e exemplos.
Portanto, descentralizar não é abdicar, porque a delegação exige alinhamento cultural e filosófico, domínio do negócio, dos objetivos, prioridades e resultados desejados, com definição prévia de partilha dos lucros. A relação é de sociedade e parceria entre o líder e os seus liderados.
Nesse sentido, a descentralização é um processo que precisa ser acompanhado e avaliado numa perspectiva de compromisso mútuo -do líder, que deve ser um educador capaz de transferir cultura e competências, e do liderado, que deve investir no autodesenvolvimento para que alcance resultados tangíveis e intangíveis, através da satisfação dos seus clientes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s