Saber ouvir o cliente

Quando um cliente lhe diz algo, ouça sem ficar na defensiva. Uma das razões pelas quais as pessoas ficam tensas quando ouvem os clientes é que acham que sempre terão de fazer o que eles querem. Não compreendem que ouvir tem dois lados.

O primeiro, é antes de mais nada buscar compreender. O segundo aspecto de ouvir é decidir se é necessário fazer algo a respeito do que ouviu. Isso é diferente de compreender o que foi dito. É importante dar-se conta de que não é preciso decidir nada imediatamente.

Saber que existe tempo para pensar sobre algo o tornará menos defensivo e um ouvinte melhor. Primeiro, ouça para compreender, e depois, decida o que quer fazer com a informação que tem.

*adaptado do livro “Liderança de alto nível” (Ken Blanchard)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s