Declínio no desempenho

Ken Blanchard

Ken Blanchard

O que provoca um declínio no desempenho? Raramente vemos um declínio no desempenho que seja resultado de um declínio na competência. Ou as pessoas sabem fazer algua coisa, ou não sabem. A não ser que existam casos de Alzheimer no trabalho, as pessoas, em geral, não perdem sua competência, se forem competentes desde o início ou foram treinadas para isso.

Portanto, mudanças no desempenho ocorrem ou porque o trabalho e as habilidades necessárias para desempenhá-lo mudaram, ou porque as pessoas perderam seu empenho.

Em geral, os líderes evitam lidar com seu pessoal descomprometido, principalmente por ser um assunto difícil do ponto de vista emocional e porque eles não sabem como abordá-lo. Quando decidem enfrentar o assunto, pioram as coisas: transformam os não-engajados em ativamente desengajados. A percepção central dessas pessoas descomprometidas é que seu líder ou sua organização os tem tratado de forma injusta.

O principal motivo para a perda de comprometimento é o comportamento do líder ou da organização. Muitas vezes, alguma coisa que o líder ou a organização fez, ou deixou de fazer, é a causa principal para a erosão do comprometimento.

*adaptado do livro “Liderança de alto nível” (Ken Blanchard)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s