Problemas de motivação

O trecho abaixo foi adaptado do livro “Liderando com metas flexíveis” de Niels Pflaeging

O que um executivo poderia fazer para motivar suas pessoas valiosas? A resposta é simples: nada. Você não precisa motivar as pessoas, pois elas já estão motivadas. Toda tentativa de lhes dar uma motivação adicional está fadada ao fracasso e é inútil; além isso, é contraproducente e até mesmo destrutiva. O desafio para qualquer líder ou executivo consiste, pelo contrário, em aproveitar a motivação naturalmente existente nas pessoas em benefício da organização.


Sempre que os executivos constatarem um “problema de motivação” deveriam se fazer duas perguntas:



Em primeiro lugar – a motivação da pessoa se enquadra nos valores e princípios éticos da organização? Se a resposta for “sim”, a segunda pergunta é – o que está desmotivando essa pessoa e impedindo-a de estar satisfeita e apresentar o melhor desempenho possível?


O sonho da segurança do emprego se tornou, atualmente, um objetivo ilusório e vazio. Num mundo dinâmico, em que pessoas, empregos e organizações se transformam constantemente, a manutenção do emprego não pode nem deve ser a meta suprema.


A resposta à segunda pergunta resulta numa consequência ainda mais dura e exigente: se as pessoas que estão fundamentalmente motivadas e têm responsabilidade própria forem ativamente desmotivadas por causa de seu entorno no local de trabalho ou pelos sistemas da organização, tendo, por conseguinte, seu desempenho prejudicado, então seus superiores têm a responsabilidade de eliminar essas barreiras que comprometem o desempenho e a satisfação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s