O processo gerencial

*adaptado do livro “Os ciclos de vida das organizações” (Ichak Adizes)

O processo gerencial passa a existir quando há uma tarefa a ser realizada, quando há uma tarefa que requer a interdependência das tarefas realizadas por diversas pessoas. Se alguém conseguisse erguer a pedra sozinho, não haveria necessidade de uma organização e não haveria gerência (exceto a gerência de si mesmo). No instante em que a tarefa exige a participação de mais de uma pessoa, passa a ser necessário gerencia a organização.

O primeiro papel da gerência no processo decisórios é definir o propósito da organização. Qual é a função para a qual ela existe? Toda organização deve ter um motivo para existir – uma razão de ser, uma “pedra a tirar do caminho” – um enfoque que polarize a interdependência de seus membros.

Muitas organizações preocupam-se tanto com os lucros que estão indo à falência. E por quê? Se alguém se dedica totalmente à obtenção de lucros, não deveria obtê-los? Não. Isso é confundir input com output.

A distinção entre organizações que “visam lucro” e “não visam lucro” não é válida do ponto de vista gerencial. Ambas as organizações têm clientes e, para serem eficazes, ambas têm que satisfazer às necessidades desses clientes. O rsultado final será diferente para empresas que desejam lucro econômico e organizações não-lucrativas que talvez desejem sobreviver politicamente. Mas em termos de processo, os gerentes de uma e de outra têm que se concentrar na mesma coisa: produzir um serviço e satisfazer as necessidades dos clientes para as quais a organização existe. Em outras palavras, os gerentes devem pensar principalmente em criar valor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s