O equilíbrio entre flexibilidade e estabilidade nas organizações

*trecho extraído e adaptado do livro “A psicologia social da organização” (Karl Weick)

As organizações continuam a existir apenas na medida em que conseguem manter um equilíbrio entre flexibilidade e estabilidade.

Embora essa afirmação pareça inócua, na realidade  indica uma das exigências mais decisivas de uma organização. Essa exigência pode ser apresentada através de certo número de dicotomias psicológicas como “conformismo e não-conformismo” (Campbell, Hollander, Willis, Rokeach), “lembrança e esquecimento” (McGlashan) ou “destruição e criação de caos” (Ashby).

A razão para a instabilidade das disposições das organizações e para que precisem ser continuamente refeitas é que as exigências de flexibilidade e estabilidade são mutuamente exclusivas. Uma é conquistada à custa da outra. A flexibilidade é necessária para modificar as práticas atuais, de forma que seja possível obter adaptação a mudanças não passageiras no ambiente. Isso significa que a organização precisa identificar mudanças e conservar um conjunto suficiente de novas respostas para acomodar-se a tais mudanças.

No entanto, a flexibilidade total impede que a organização consere um sentido de identidade e continuidade. Qualquer unidade social é definida em parte por sua história, por aquilo que repetidamente fez e escolheu. A estabilidade também dá um recurso econômico para enfrentar novas circunstâncias; existem regularidades que uma organização pode explorar se tiver memória e capacidade para repetição. Entretanto, a aceitação total da sabedoria do passado seria tão perturbadora quanto a flexibilidade total, pois os meios econômicos de responder nunca seriam descobertos e raramente seriam observados novos aspectos do ambiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s