Expectativas para 2011

Prezados leitores,

O texto abaixo é um e-mail que redigi à minha equipe no primeiro dia de trabalho de 2011. Estou publicando-o aqui pois acredito, modestamente, que pode servir de inspiração para que todos possam fazer o mesmo com suas equipes de trabalho.

É muito importante deixar claro quais são as expectativas com relação aos profissionais que compõem sua organização, bem como saber quais são as expectativas deles com relação a você (ou a empresa).

Boa leitura!

Prezados,

Lembrem-se sempre de que o desempenho dos profissionais que compõem vossas equipes reflete diretamente na avaliação que faço sobre o desempenho de cada um de vocês.

Se existe alguém na equipe que não esteja apresentando um bom desempenho busquem identificar o porquê disso e dentro do possível tomem medidas corretivas. Em última instância somos diretamente responsáveis pelo desempenho (bom ou ruim) de todos aqueles que compõem a empresa.

É até compreensível que esporadicamente algum resultado não seja alcançado; porém não é aceitável que a pessoa não esteja ciente disso e que não tome nenhuma providência para comunicar e remediar a situação.

Pessoas insatisfeitas, emburradas, acomodadas, sem objetivos (pessoais/profissionais) e que não estejam empenhadas com o resultado da empresa não devem ter espaço dentro da organização.

Toda vez que toleramos o baixo desempenho de um profissional estamos dando um péssimo exemplo para todos os outros e além disso estamos desperdiçando recursos (tempo, dinheiro, paciência, etc).

Uma das formas de conhecer os verdadeiros valores de uma empresa é observar quem ela contrata, quem ela promove e quem ela demite.

Devido ao nível hierárquico ocupado por vocês (gerentes/coordenadores), os demais profissionais buscam se espelhar em seus valores e suas ações. Mais importante do que aquilo que pregamos no dia a dia são os exemplos que damos através de nossas ações.

Se queremos que nossas equipes tratem bem os clientes, temos que tratá-los bem; se queremos que todos façam um esforço adicional, temos que fazê-lo também; se queremos que busquem aprimoramento pessoal e profissional temos que buscá-lo também.

Ocupar uma posição de liderança certamente implica em arcar com mais responsabilidade, mais trabalho e mais preocupações que os demais, porém essa foi uma escolha que fizemos. Devemos nos lembrar disso todos os dias e nos esforçarmos para cumprir com nossa parte. Nada que é bom se mantém por inércia.

Aproveitem se necessário a primeira semana do ano para conversar com vossas equipes e deixar claro o que esperamos de cada um, bem como para saber o que eles esperam de vocês.

O ano de 2011 deverá ser um ano de grandes realizações para todos nós, tanto profissionalmente como pessoalmente, o que apenas poderá ser alcançado com muito trabalho, esforço e comprometimento.

Um excelente 2011 e um ótimo trabalho a todos!

 

*a citação “Nada que é bom se mantém por inércia” é do Clemente Nóbrega

 

Anúncios

Um comentário sobre “Expectativas para 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s