A cultura da aprendizagem

*trecho extraído e adaptado do livro “Cultura organizacional e liderança” (Schein)

Atualmente há muita especulação sobre a direção que o mundo está tomando e o que tudo isso significa para a organização e a liderança. Basicamente não sabemos como realmente será o mundo de amanhã, exceto que será diferente, mais complexo, de mudança mais rápida e culturalmente mais diverso. Isso significa que as organizações e seus líderes terão que se tornar aprendizes perpétuos.

A cultura organizacional é uma força estabilizadora, conservadora, um meio de tornar as coisas significativas e previsíveis. Muitos consultores e teóricos da administração defendem que culturas “fortes” são desejáveis como base para desempenho efetivo e duradouro. Entretanto, as culturas fortes são, por definição, estáveis e difíceis de mudar. Se o mundo está tornando-se mais turbulento, exigindo maior flexibilidade e aprendizagem, isso não implica que as culturas fortes, crescentemente, se tornarão um passivo?

Isso não significa então que o processo de criação cultural é potencialmente disfuncional por estabilizar as coisas, enquanto a flexibilidade pode ser mais apropriada? Ou é possível imaginar uma cultura que, por sua natureza, seja orientada à aprendizagem, adaptativa e flexível? Pode-se estabilizar a aprendizagem e a mudança perpétuas? Com o que parece uma cultura que favoreceu a aprendizagem e a flexibilidade perpétuas?

Traduzindo essa questão em termos de liderança, qual a direção em que os líderes de hoje deveriam estar empurrando a evolução cultural para se preparar às surpresas do amanhã? Que tipo de características e habilidades deve um líder ter para perceber as necessidades do amanhã e implementar as mudanças necessárias para sobreviver?

Anúncios

Um comentário sobre “A cultura da aprendizagem

  1. Pingback: Fatos concretos, meias-verdades e o mais completo besteirol « Luigui Moterani : reflexões sobre o fantástico mundo dos negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s