O problema com incentivos

*trecho extraído e adaptado do livro “Hard facts, dangerous half-truths and total nonsense” (Pfeffer/Sutton)

Incentivos apenas são motivadores eficientes quando algumas premissas são verdadeiras, incluindo a idéia de que diferenças entre o conhecimento e habilidades de um profissional afetam sua performance, bem como o fato de que os resultados alcançados dependem exclusivamente das pessoas que recebem o incentivo.

Se essas premissas não se mostrarem verdadeiras a motivação através de incentivos financeiros simplesmente não será capaz de afetar positivamente o desempenho das pessoas. Pelo contrário, os incentivos financeiros podem acabar por diminuir a motivação e a performance como resultado da frustração que as pessoas experimentam ao trabalhar em um sistema que não os permite influenciar o resultado.

Outra questão importante é que incentivos financeiros mostram quais são as coisas que uma organização dá valor e quais são suas prioridades. O incentivo tem um papel de informação. Em um mundo onde é impossível prestar atenção a todos os aspectos de um trabalho as organizações acabam por transmitir mensagens conflitantes sobre suas prioridades – por exemplo, preste atenção à qualidade de atendimento ou do produto e ao mesmo tempo diminua os custos ou aumente a eficiência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s