Fatos concretos, meias-verdades e o mais completo besteirol sobre gestão

Sócrates - CEO : "Só sei que nada sei"

Sócrates - CEO : "Só sei que nada sei"

O título do post é minha versão para o título da obra Hard facts, dangerous half-truths and total nonsense do Pfeffer e Sutton (o título “oficial” no Brasil ficou “A verdade dos fatos: gerenciamento baseado em evidência”. Muito sem graça.)

De acordo com os autores a idéia principal do livro, gestão baseada em fatos, foi inspirada em uma filosofia da área médica chamada medicina baseada em evidência, que nada mais é que um movimento que busca aplicar o método científico à prática médica (revisão de literatura, análise de custo-benefício, experimentos controlados, etc…)

Para Pfeffer & Sutton, se os médicos tratassem seus pacientes da mesma forma que gestores tratam as organizações, teríamos um número muito grande de médicos presos e um número ainda maior de pacientes que teriam partido dessa para outra.

Segundo eles, o grande problema com os gestores é que grande parte da prática da gestão é baseada em pré-conceitos,totalmente não fundamentados, sem qualquer embasamento e na maioria das vezes fora de contexto.

Os principais erros incorridos pelos gestores, de acordo com o livro, são:

  1. Copiar arbitrariamente os concorrentes : você até pode fazer aquilo que seu concorrente está fazendo, mas será que você sabe o porquê? Copiar as ditas “melhores práticas” do mercado (ou de outros mercados) pode parecer uma grande idéia, mas será que elas se aplicam à sua organização em particular? O que motivou as outras organizações a utilizar uma estratégia em detrimento de outra?
  2. Fazer o que (aparentemente) funcionou no passado: muitas vezes gestores aplicam a mesma solução para problemas que vivenciaram no passado. O pequeno problema é que o mercado é dinâmico. Seus concorrentes não são os mesmos de alguns anos atrás. O mesmo vale para seus consumidores, fornecedores, etc. Justamente agora que você sabe as respostas as perguntas mudaram.
  3. Utilizar conceitos indevidamente aceitos como verdade: É fato que pensar dá trabalho. Também é fato que gestores, em sua grande maioria, tem pouco tempo ou paciência para examinar se existe algum embasamento para todas as milhares de decisões que precisam tomar diariamente. O problema é que agir com base em achismo pode custar muito caro. O correto (e que acontece poucas vezes) é buscar se aquilo que está sendo feito realmente obedece a alguma lógica e se pode ser defendido através de uma argumentação bem construída.

Felizmente existe uma solução para isso. Segundo Pfeffer & Sutton a saída para esse problema é aplicar o velho e bom método socrático ao cotidiano das organizações. De acordo com os autores o gestor ideal é aquele que age com base no conhecimento ao mesmo tempo em que duvida de tudo aquilo que sabe.

Segundo a dupla de professores a resposta para lidar com os problemas enfrentados no dia-a-dia é fazer com que os gestores aprendam a aprender. Curiosamente essa foi a mesma solução proposta por Schein no livro Cultura organizacional e Liderança, sobre o qual postei anteriormente. O livro traz ainda uma análise detalhada das principais falácias da gestão e a proposta dos autores para solucioná-las.

Para finalizar o texto deixo uma frase do Taleb que resume muito bem o livro : Minha maior diversão é atormentar as pessas que levam seu conhecimento muito a sério e também aqueles que não tem coragem de dizer às vezes “não sei”.

Anúncios

3 comentários sobre “Fatos concretos, meias-verdades e o mais completo besteirol sobre gestão

  1. Pingback: Tweets that mention Fatos concretos, meias-verdades e o mais completo besteirol sobre gestão « Luigui Moterani : reflexões sobre o fantástico mundo dos negócios -- Topsy.com

  2. Pingback: A diferença que um líder faz (ou não) « Luigui Moterani : reflexões sobre o fantástico mundo dos negócios

  3. Pingback: A diferença entre saber e fazer « Luigui Moterani : reflexões sobre o fantástico mundo dos negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s