Objetivos, feedback e desempenho

Albert Bandura, professor de psicologia em Stanford, é considerado um dos psicólogos que mais contribuiu para o avanço da psicologia, ficando atrás apenas de Skinner, Freud e Piaget.

Em um de seus experimentos mais famosos, Bandura queria entender quais eram os elementos que mais influenciavam o desempenho das pessoas. Para isso convocou pessoas para um experimento e as separou em 3 grupos distintos.

O grupo 1 recebeu um objetivo a ser alcançado, mas não recebeu nenhum tipo de feedback durante todo o processo, o grupo 2 recebeu apenas feedback mas nenhum objetivo a ser alcançado e o grupo 3 recebeu tanto um objetivo como feedback constante sobre seu desempenho.

Surpreendentemente (ou não) o grupo 3, que recebeu tanto um objetivo como feedback constante, obteve o desempenho mais alto de todos. O que realmente impressiona é que o desempenho do grupo foi 60% superior aos demais.

Transferindo essa constatação para o dia a dia das organizações fica claro os erros que as empresas e seus profissionais cometem. Muitas vezes as pessoas recebem (ou definem) metas a serem atingidas pelas suas equipes mas não fornecem feedback sobre seu desempenho. Algumas vezes os profissionais até chegam a recebem algum tipo de feedback, mas esquecem de definir uma meta a ser alcançada. Na menor parte das vezes, quase que uma raridade, os profissionais recebem tanto um objetivo claro como feedback constante sobre seu desempenho de forma a atingir um alto nível de desempenho.

Da próxima vez que seus profissionais ou sua equipe não conseguirem atingirem o resultado esperado, pergunte-se : eles sabem com clareza o que é esperado? eles estão cientes de como seu desempenho está sendo percebido? É grande a chance de que o problema a ser resolvido seja muito mais simples do que você pensa.

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Um comentário sobre “Objetivos, feedback e desempenho

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