O que li em 2011

Quando comprei meu iPad não imaginava que iria modificar tanto meu relacionamento com os livros. Sempre gostei dos livros impressos, o cheiro de um livro novo e a textura da página. Não dispenso uma visita à Livraria Cultura para poder ficar horas e horas olhando os livros, procurando novidades e descobrindo novos títulos; mas é fato que, ao menos para mim, dispor de um iPad, aumentou muito minha eficiência em “consumir” conteúdo.

Dos aproximadamente 25 títulos que li esse ano 22 foram no iPad, ou seja, quase 90%. A possibilidade de fazer download instantaneamente, sem ter que esperar semanas (ou meses) para receber os títulos da Amazon (praticamente todos meus livros são comprados na Amazon) é algo com o qual não dá para concorrer.

Deixando de lado a questão da plataforma, seja um livro impresso ou um e-book, aqui estão alguns dos livros que li, o que achei e minhas sugestões. Leia sempre!

The thank you economy (Gary Vaynerchuk)

Segundo livro do Gary Vaynerchuk, muito bacana, fala sobre como a internet alterou a forma das empresas e consumidores se relacionarem. Já existe a versão em português, acredito que foi traduzido como “Gratidão”. Aqui no blog você encontra um resumo do livro. Clique aqui

Steve Jobs (Walter Isaacson)

Excelente biografia de Jobs, bastante imparcial (até onde é possível saber) e muitíssimo bem escrita. Apesar das suas mais de 600 páginas é uma leitura leve e rápida. Depois de começar você não vai querer mais parar. Também já está disponível em português. Aqui no blog você encontra um resumo. Clique aqui

Rainmaking Conversations (Mike Schultz)

Tenho me interessado bastante sobre o tema “vendas” ultimamente. Acredito que de um modo geral não possuimos uma cultura que valoriza a profissão, muito pouco se estuda e ainda menos se pratica. O livro aborda temas como persuasão, objetividade, processos, etc. Não tem em português, mas você encontra o resumo aqui no blog. Clique aqui

The ultimate sales machine (Chet Holmes)

Também sobre vendas, considerado um clássico sobre o assunto. Existe a versão em português com o título “A máquina definitiva de vendas“. Ainda não escrevi o resumo para o blog, mas em breve vou compartilhar as partes que grifei no Kindle através do Twitter. Aguarde!

Outros títulos que li e gostei

  • Employees first, customers second (Vineet Nayar)
  • Reward systems: does your measure up? (Steve Kerr)
  • Mindset – the new psychology of success (Carol Dweck)
  • Denial (Richard Tedlow)
  • True professionalism (David Maister)
  • The checklist manifesto (Atul Gawande)
  • Derailed (Tim Irwin)
  • Sales Bible (Jeffrey Gitomer)
  • The knowing-doing gap (Sutton/Pfeffer)
  • Leadership without excuses (Gregg Baron)

E também títulos que li e NÃO gostei

  • Chasing stars (Boris Broysberg)
  • Chief Culture Officer (Grant McCracken)
  • The price of everything (Eduardo Porter)
  • Why great leaders don’t take yes for an answer (Michael Roberto)
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