Gestão dá trabalho

Gestão dá trabalho.

É preciso ter paciência, estudar, pesquisar, buscar compreender as causas dos problemas, testar novas soluções, dialogar com as pessoas, persistir, combater a inércia mental, lutar contra a resistência à mudança, resolver conflitos, negociar, dar feedback, e por aí vai.

Muito mais fácil do que tentar fazer tudo isso para atingir os objetivos da empresa é criar um sistema de recompensas : faça X e você ganhará Y (venda mais e você ganhará um bônus, dê uma idéia e você ganhará um prêmio, não falte ao serviço e você concorrerá a uma viagem, trabalhe mais e ganhe um aumento).

O grande problema de se gerenciar uma organização através de sistemas de recompensas é que a conta só chega no longo prazo. Quando os problemas começarem a aparecer você não será capaz de se lembrar das causas.

Vincular desempenho, conformidade, objetivos ou qualquer outra coisa a uma recompensa acaba drenando todo o sentido daquilo que se está fazendo. O sentido torna-se ganhar o prêmio, e as pessoas farão qualquer coisa (inclusive tentar burlar o sistema) para consegui-lo.

O resultado de tudo isso? Profissionais alienados, sem qualquer compromisso com os valores da organização – se é que eles sequer existiram um dia.

Gestão dá trabalho sim, mas a má gestão dá mais trabalho ainda. Se você, como gestor, não está disposto a pagar esse preço, encontre alguém para fazê-lo pois mais cedo ou mais tarde a conta pelo trabalho mal feito vai chegar e o preço pode ser a falência da sua organização.

*esse post foi baseado no livro “Punished by rewards” de Alfie Kohn

Anúncios

Um comentário sobre “Gestão dá trabalho

  1. Pingback: O segredo para a solução de todos os problemas da sua empresa | Luigui Moterani : repensando o fantástico mundo dos negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s