É o sistema, idiota!

É o sistema, idiota!

De acordo com Deming, 95% de todos os problemas (e também da performance) de uma organização estão ligados diretamente ao sistema, e não às pessoas.

Resumidamente um sistema é composto de 3 elementos : uma função (ou objetivo), seus elementos e a forma como eles se relacionam (regras).

Dentro de um sistema organizacional as pessoas nada mais são do que elementos, de forma que nada será alcançado se apenas retirarmos ou incluirmos novas pessoas (elementos) nesse sistema.

Uma metáfora útil para compreender essa situação é imaginar que um sistema é como um jogo. Se em um tabuleiro de xadrez utilizarmos peças de plástico ou invés de peças de madeira (elementos), não estaremos alterando em nada a essência do jogo (sistema). Por outro lado, se conduzirmos o jogo baseados nas regras de um jogo de damas, independentemente das peças que utilizarmos (plástico ou madeira), estaremos falando de um sistema completamente diferente!

Enquanto a solução dos problemas de uma organização ficar restrita ao âmbito dos elementos (as partes que compõem o sistema), as chances de se conseguir alcançar uma solução efetiva é praticamente nula.

Anúncios

4 comentários sobre “É o sistema, idiota!

  1. Pingback: Comprometimento, motivação e outros mitos das organizações | Luigui Moterani : repensando o fantástico mundo dos negócios

  2. Pingback: O segredo para a solução de todos os problemas da sua empresa | Luigui Moterani : repensando o fantástico mundo dos negócios

  3. Pingback: O gerente que não sofria de negação | Luigui Moterani : repensando o fantástico mundo dos negócios

  4. Pingback: A organização resiliente | Luigui Moterani : repensando o fantástico mundo dos negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s