Adaptação é para os fracos

Adaptação é para os fracos

Já dizia o famoso estatístico, professor, autor, palestrante e consultor W. Edwards Deming que “Não é necessário mudar, assim como não é necessário sobreviver”.

As organizações sofrem diariamente devido à sua falta de capacidade (vontade?) de mudar, muitas vezes colocando em xeque o futuro da empresa e depois quando não existe mais salvação colocam a culpa em quem não tem nada a ver com a história.

Pois bem, dentro desse racioncínio encontrei um trecho no livro que estou lendo atualmente “The ambiguities of experience”  do brilhante James G. March que analisa essa mesma questão de uma forma muito interessante. Segue abaixo um pequeno trecho traduzido e adaptado do original em inglês.

Para melhor se adaptarem ao ambiente as organizações normalmente implementam mudanças em suas práticas, procedimentos e forma de trabalho. Entretanto, o que acontece na maioria das vezes, principalmente entre empresas com algum poder de barganha no mercado, é que elas empreendem esforços para mudar o mercado de forma que ele se adapte à empresa.

Na perspectiva dessas empresas, mudança é para os fracos; os fortes se impõem e deixam que os outros façam o trabalho de adaptação. Os grandes impérios da história (Roma, China, Otomano, Espanhol, Inglês, União Soviética, Estados Unidos) triunfaram em grande parte pela sua habilidade em fazer com que o ambiente se adaptasse a eles, ao invés de gastar energia e recurso tentando se adaptar ao ambiente. O mesmo aconteceu com grandes impérios industriais (US Steel, GM, Shell, Unilever, Sony, IBM, Microsoft), bem como com as pessoas.

O problema dessa estratégia de adaptação (dos outros) no longo prazo é que, como ilustram os exemplos acima, a capacidade de adaptação da organização acaba se atrofiando de forma que, se a organização não mais for capaz de forçar o mercado a adaptar-se ou então se for necessário para a empresa adaptar-se ao mercado  o seu declínio será extremamente rápido e ela perderá sua posição dominante rapidamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s