O que é auto-organização e como ela afeta as empresas?

Continuando no tópico “Management 3.0” vamos falar agora sobre o conceito da auto-organização nas empresas.

De acordo com Jurgen Appelo, no seu livro “Management 3.0”, a auto-organização pode ser definida como um processo onde estruturas ou padrões se formam sem a necessidade de uma autoridade central ou um elemento externo através de imposição ou planejamento.

Para o autor chega a ser engraçado considerar a “auto-organização” como sendo uma prática melhor para estruturação das empresas quando na verdade a auto-organização é a prática padrão (default) de qualquer sistema, incluindo equipes de profissionais. Não importa o quanto você tente administrar as pessoas, os processos ou qualquer outra coisa, elas ainda assim vão se auto-organizar. As pessoas vão discutir os assuntos e chegar a acordos fora do expediente, definir atividades, alterar a forma de trabalho, etc.

Tudo aquilo que a administração da organização não tentar sufocar, e mesmo que tente, vai acabar se auto-organizando. A espécie humana tem feito isso por centenas de milhares de anos e continuará assim por muito tempo, faz parte da nossa natureza.

O modelo “comando e controle” utilizado em quase todos os lugares surgiu muito tempo depois da auto-organização sob a ilusão de que seria possível controlar os elementos do sistema (no caso, da empresa) para produzir os resultados desejados.

Um sistema produz como resultado aquilo que é possível ser produzido dadas suas limitações, ou seja, o “output” do sistema é dado pelo seu contexto, suas limitações (constrains), e não por um objetivo artificialmente imposto pela direção.

Reflita sobre o assunto. Como a sua organização está estruturada? Os dirigentes tentam constantemente controlar tudo o que é feito e como é feito? Existe espaço para que o fenômeno da auto-organização ocorra? Lembre-se tudo: aquilo que vai contra o “natural” é insustentável no longo prazo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s