Administração por tentativa e erro?

*trecho extraído e adaptado do livro “The living company” de Arie de Geus

Uma companhia aérea jamais permitiria que seus pilotos pilotassem um 747 sem antes passar horas e horas no simulador de vôo. Um piloto não aprende pilotar um avião através de experimentação com um avião de verdade, cheio de passageiros de verdade; isso não é aceitável. Entretanto aceitamos facilmente que gestores “pilotem” suas organizações através de tentativa e erro, ainda que isso possa vir a custar o futuro de um número igual ou ainda maior de pessoas. (Arie de Geus / The living company)

Anúncios

2 comentários sobre “Administração por tentativa e erro?

  1. Moderníssimo para brasileiros que não leêm. Este livro foi lançado em 1997 e 15 anos depois se recomenda o mesmo para os brasileiros lerem. Vide capítulo 5. É um bom livro, pois Arie de Geus é muito mais realista e pé no chão do que Tom Peters e Jim Collins, aqueles gurus que 9,9 em nada 10 gerentes idolatram, mas sem se preocuparem em verificarem onde foram parar as “Feitas para Vencer e nem “Feitas para Durar” as tais empresas dos executivos nível 5 ( detentores de humildade pessoal e vontade profissional). Cadê elas?
    Conclusão: O guru ou profeta falhou. E se os gurus falham ou erram, não são dignos de crédito, porque chutaram ou inventaram a falsa profecia. E ainda tem gente pagando pagando caro para receber os conselhos dos mesmos nos seminários da HSM. Presumo que o que está acontecendo, é que ninguém sabe o que fazer para tirarem suas empresas da lama e então vão nesses seminários caros para gastarem mais dinheiro da empresa ainda fazendo networking e saem de lá aliviados e com as consciências tranquilas, só porque encontraram mais uns 5 mil diretores e gerentes que estão nas mesmas condições, ou seja não sabem o que fazer para tirar a empresa do buraco, porque conhecem somente ROI e ROA e nada de ciência e produto. Ou não?
    Um abraço.
    Edson Vergilio

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s