Qual é o seu problema?

ImagemTodas as organizações possuem problemas a serem resolvidos sendo que a única coisa que as diferencia é o número e a complexidade dos mesmos.

A grande questão com relação aos problemas não é tanto encontrar respostas ou soluções, mas sim definir exatamente qual é o problema, qual é a questão, o que é que efetivamente precisa ser respondido ou resolvido.

Grande parte das organizações fazem o inverso do que seria considerado racional: elaboram uma solução para algo que eles acreditam ser o problema sem antes conduzir uma análise criteriosa e quando as coisas não saem conforme esperado acabam culpando a efetividade da solução proposta e nunca o processo de diagnóstico que foi utilizado de forma incorreta. É o famoso caso da solução em busca de um problema.

Charles Kettering, inventor americano, foi muito feliz em sua colocação quando disse que “um problema bem definido é um problema praticamente resolvido”. A definição clara do problema acaba muitas vezes por indicar o caminho das prováveis soluções bem como confere aos envolvidos uma compreensão mais abrangente do assunto em questão.

Quando sua organização se defrontar com um problema resista ao impulso de propor uma solução de imediato e reflita algum tempo antes de tentar resolvê-lo. Pergunte-se antes “por que isso é um problema ?” ou então “o que faríamos se isso não pudesse ser resolvido ou alterado ?”. As respostas vão indicar caminhos para diferentes soluções que você nunca imaginou antes.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s