The Icarus deception – Seth Godin

The Icarus deception / Seth Godin

The Icarus deception / Seth Godin

Lançado em dezembro de 2012 o livro The Icarus deception (na edição brasileira A ilusão de Ícaro), escrito por Seth Godin, faz uma análise sobre as mudanças ocorridas no mercado de trabalho e nas organizações, bem como o impacto que isso tem causado nas escolhas pessoais dos profissionais.

Você não é a sua carreira

Uma das primeiras idéias colocadas por Seth Godin é que na sociedade atual o segredo para o sucesso de um profissional não é a sua capacidade de seguir regras e instruções ditadas por outros.

O profissional que apenas segue instruções está deixando de lado todo o seu potencial de criação de valor, desperdiçando seu potencial e se afastando cada vez mais do seu verdadeiro “eu”.

Qualidade é pré-requisito

Seth diz que as pessoas (organizações, clientes, etc) apenas vão concordar em pagar mais se receberem em troca algo que não estão esperando, e que não seja possível conseguir de graça. O profissional de hoje precisa ser capaz de entregar algo inesperado, escasso e de grande valor. O que é escasso hoje em dia é confiança, conexão e surpresa. Esses são os elementos que transformam qualquer profissional em um verdadeiro “artista” (termo que ele usa para designar pessoas que não produzem apenas “mais do mesmo”).

A economia da conexão

Seguindo esse raciocínio, o valor que um profissional é capaz de criar está diretamente relacionado a quanta informação de valor ele consegue produzir, quanta confiança consegue estabelecer e com que velocidade consegue inovar. Para Seth, as organizações precisam de pessoas que trabalhem por uma causa, e não que somente trabalhem para a empresa.

Fomos condicionados a preferir estar sempre certo do que aprender algo novo, preferimos conseguir passar na prova do que realmente fazer a diferença, e o pior de tudo, a nos conformarmos para estar sempre junto das “pessoas certas” – aquelas que detém poder econômico. Chegou a hora de se levantar e se destacar!

Quanta responsabilidade você está disposto a tomar ao invés de simplesmente esperar que ela seja concedida a você?

Para Seth, nosso instinto natural é sempre esperar que alguém nos escolha, aguardar permissão para fazer as coisas, gostar da segurança de ouvir de alguém “nós escolhemos você”.

Uma vez que o profissional for capaz de rejeitar essa segurança e esse conforto, perceber que ninguém vai escolhe-lo, é que esse profissional realmente vai ser capaz de contribuir com todo seu potencial para criar e realizar algo. A ilusão de que um dia você será descoberto pelo diretor da empresa, será chamado para almoçar com ele e virar seu “queridinho” realmente não passa de uma grande ilusão.

O profissional de hoje precisa ser capaz de entender que existe uma série de problemas esperando para serem resolvidos, e que uma vez que todos possuem ferramentas e liberdade para fazer aquilo que for preciso, as oportunidades começam a surgir e não param mais. A oportunidade não é ter o seu currículo escolhido dentre tantos outros, mas de liderar algo.

Ninguém vai escolher você. É hora de escolher a si mesmo.

A escada para o sucesso não é nada parecido com uma escada, mas sim uma série de passos bem distantes uns dos outros. Aqueles que, por alguma razão, acharam uma escada para subir rumo ao sucesso estarão para sempre condicionados a seguirem ordens, fazer tudo aquilo que é mandado, mas no momento em que precisarem começar dar ordens e criar regras por si sós, essas pessoas condicionadas pela mentalidade “industrial” ficarão paralisadas, sem saber o que fazer.

Fazer o que é dito é fácil. Difícil é dizer o que fazer.

Culpar “o sistema” por todos esses problemas e mudanças é fácil e cômodo, porque isenta o profissional de toda a culpa; mas uma vez que o “sistema” está quebrado é hora de se perguntar o porquê de ter confiado nele todo esse tempo.

Quão alto você vai voar?

Anúncios

Um comentário sobre “The Icarus deception – Seth Godin

  1. Pingback: Os melhores livros sobre negócios de 2013 | Luigui Moterani – Repensando o fantástico mundo dos negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s